quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O que significa?

FED (Federal Reverse) - É o Banco Central dos Estados Unidos. É a partir da atuação do FED, que sobem ou descem as taxas de juros no mercado.


NASDAQ (North American Securities Dealers Automated Quotation System) é uma bolsa de valores eletrônica constituida por um conjunto de corretores conectados por um sistema informatico. Esta bolsa lista mais de 3.200 ações de diferentes empresas (este número já superou 5.000 no ano de 2.000), em sua maioria de pequena e média capitalização. Caracteriza-se por compreender as empresas de alta tecnologia em eletronica, informática, telecomunicações, biotecnologia,etc.


Balança Comercial - É um termo economico que representa as importações e exportações de bens entre os países.
Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável.
A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador.


PIB (Produto Interno Bruto) - representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconômia com o objetivo de mensurar a atividade economica de uma região.


PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)- O PAC se propõe a desenvolver o país a curto prazo fazendo cortes em alguns setores, priorizando outros. Congelamento de alguns salários, reduzindo juros, fazendo grandes investimentos em infraestrutura ("grandes obras faraônicas").


Importação - É quando as pessoas, empresas ou país adquirem produtos oriundos de outros países.


Exportação - É quando as pessoas, empresas ou país vendem produtos para outros países.


Investment Grade - Significa grau de investimento, que nada mais é do que uma recomendação de investimento. Nesse caso, a recomendação é o país e quem recomenda são as agências de risco.


Taxa Selic - É considerada a taxa básica de juros da econômia, por ser usada em operações entre bancos e ter influência sobre os juros de toda a econômia.
(Taxa Selic -> Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

Nenhum comentário: