domingo, 15 de agosto de 2010

Sul da América do Sul

Essa região da América é composta por Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Esses países receberam enorme influência dos europeus. Suas principais atividades são a exploração de cobre, o cultivo de cereais e a criação de gado para o consumo de carne.
_________________________________________
Atualmente, o Chile, a Argentina e o Uruguai são os países da América do Sul que oferecem melhores condições de vida a seus habitantes. Nesses três lugares, a maioria da população descende de europeus ou de mestiços de índios com europeus. Nas principais cidades dessas nações, a influência européia é vísivel, principalmente no estilo das construções e no campo cultural. O Paraguai, por sua vez, é o oposto de seus vizinhos, pois é um dos países mais pobres do mundo.
_________________________________________

Capitais

Centros econômicos e culturais

Uma das principais características das capitais dos quatro países do sul da América do Sul é a herança deixada pela colonização européia, especialmente na área cultural.

Montevidéu - Durante muito tempo o Uruguai foi chamado de "Suíça da América do Sul", devido ao seu bom padrão econômico. Nos últimos anos, entretanto, o país enfrenta problemas em sua econômia. Mesmo assim, a cultura ainda se destaca em sua capital, Montevidéu, que tem muitos museus e teatros.
Buenos Aires - Muitos habitantes de Buenos Aires costumam dizer, com orgulho, que sua cidade é a mais européia de toda a América. Isso pode ser comprovado no centro da cidade que abriga inúmeras construções com estilo europeu. Nas regiões mais afastadas, porém, pode-se ver muita pobreza.
Santiago - A capital do Chile, Santiago, localiza-se no centro do país. Uma de suas mais impressionantes características é a paisagem: de qualquer ponto dessa cidade é possível avistar as montanhas da Cordilheira dos Andes, sempre com neve em seus picos.
Assunção - Era uma das principais cidades da América mas uma guerra com o Brasil e com a Argentina, na década de 1860, quase a destruiu. Apesar disso, algumas belas construções resistiram, ainda assim ela é o centro econômico do país.
____________________________________

Cultura

Ritmos

Em toda a América do Sul, existem inúmeros tipos de música e dança que fazem sucesso em todo o mundo. No sul dessa regição não é diferente. Conheça dois deles:

Tango - Assim como o samba no Brasil, o tango virou o símbolo da Argentina. Essa música, de letras tristes, é bastante elegante quando dançada. Carlos Gardel, morto em 1935, até hoje é o cantor mais conhecido desse estilo musical e um ídolo nacional.
Guarânia - É a música popular do Paraguai. Ela faz parte da cultura guarani, povo indígena que vivia no local antes da chegada dos espanhóis. Até hoje, o guarani é um dos idiomas falados no país. Executada com violões, a guarânia tem um ritmo bem lento e parece um pouco com nossa música sertaneja.
________________________________________

Turismo

Mistério e diversão

Praias, esportes na neve e antigas esculturas de pedras estão entre algumas das mais atraentes opções de lazer nessa região.

Punta Del Este - Localizada entre o Oceano Atlântico e o Rio da Prata, é uma das cidades uruguaias mais visitadas por brasileiros, argentinos e europeus. As suas belas praias incentivaram a construção de mansões e hotéis de luxo, que hoje fazem parte de sua paisagem.

Ilha de Páscoa - Recebeu esse nome porque foi descoberta em um domingo de Páscoa, de 1722. Ela se localiza no Oceano Pacífico, a oeste do Chile, país que tem a posse da ilha. Enormes cabeças esculpidas em pedra, de autoria desconhecida, são suas prncipais atrações.
Bariloche - É um dos centros turísticos mais visitados da América do Sul, principalmente por turístas que gostam de neve e de esquiar. Fica no sul da Argentina e é ladeada pela Cordilheira dos Andes. A paisagem ao seu redos ainda inclui enormes bosques.
________________________________________

Animais

Características diversas

O sul da América do Sul tem animais bastante interessantes. As emas, os leões-marinhos e as ovelhas estão entre eles.

Leão-Marinho - No sul da Argentina, na região da Patagônia, vários desses animais vivem em grandes grupos. Muitas vezes, são confundidos com focas, mas eles podem andar em terra firme com mais facilidade e tem orelhas aparentes.
Ovelha - No interior do Uruguai e da Argentina, existem muitas criações de ovelhas. Sua densa pelagem, que permite a esses animais suportar o frio, é usada para a fabricação de lã. Cada animal fornece, em média, cerca de 3 quilos de lã por tosa, ou corte.
Ema - A ema é comum na Argetina e o formato de suas asas a impede de voar. Na época da reprodução, ela vivem em pequenos grupos. Depois que as fêmeas põem os ovos, são os machos que os chocam, por 38 dias. Fora desse período, a ema se junta a grandes bandos. __________________________________________

Características Geográficas

Cone Sul

Devido à forma do mapa, essa parte do planeta é conhecida como Cone Sul. Nessa região, que tem o Chile como o mais comprido e mais estreito país do mundo, encontram-se surpreendentes paisagens.

Patagônia - Situa-se na parte mais ao sul da América, na Argentina. Em alguns locais, ela apresenta desertos, em outros tem gelo. Uma grande quantidade de animais marinhos e aves vive por lá.
Ilhas Malvinas - Também conhecidas como Falklands, ficam no Oceano Atlântico. Em 1982, Inglaterra e Argetina disputaram sua posse em uma guerra, vencida pelos ingleses.
Geleira Perito Moreno - A Patagônia possui vários parques nacionais. Em um deles situa-se essa grande geleira, com 4 quilômetros de extensão e 60 metros de altura.
Deserto de Atacana - É o lugar mais seco do mundo, onde quase não há chuvas. O local pertencia à Bolívia até 1880, quando o Chile se apossou dele. Em seu subsolo, existem grandes quantidades de cobre.

Monte Aconcágua - É uma das montanhas mais altas do mundo e a maior de toda a América. Localiza-se na Argetina e seu pico alcança quase 7 mil metros de altura. _______________________________________

Fonte: Coleção Para Saber Mais - Recreio - América - Atlas

Nenhum comentário: