quarta-feira, 21 de julho de 2010

O correto de se falar

Lembre-se de que o correto é:

sempre menos - nunca menas;
calota - não Carlota, a que era Joaquina foi-se embora a muito tempo e desta terra não levou nem pó;
iogurte - não iorgute;
mortadela - nunca mortandela;
mendigo - não mendingo;
travesseiro - nunca trabisseiro, a não ser que você esteja gripado;
vassoura - não bassoura, assim como travesseiro;
trezentos gramas - não trezentas gramas, o correto é O grama e não A grama;
simplesmente maior ou menor de idade - não precisa do DE: de menor, de maior;
cadarço - não cardaço;
digestão - não digestã;
umbigo - nunca imbigo. Lembre-se de que temos só UM umbigo.
asterisco - nunca asterístico, asterisco é uma estrela pequena, como chuvisco é pouca chuva, certo?;
beneficente - sem o i, não é beneficiente;
Mal - contrário de Bem;
Mau - contrário de Bom;
A casa é Geminada (do latim geminare = duplicar) e não Germinada que vem de germinar, nascer, brotar;
O certo é Basculante e não Vasculhante, aquela janela do banheiro ou da cozinha;
Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois o que "soa" é sino!
O peixe tem Espinha (espinha dorsal) e não Espinho. Plantas têm espinhos;
Homens dizem Obrigado e mulheres Obrigada;
O certo é Haja Vista (que se oferece à vista) e não Haja Visto;
Correto: "FAZ dois anos que não o vejo" e não "FAZEM dois anos" (Errado);
Por isso e não Porisso;
"Havia muitas pessoas no local" e não "Haviam";
Problema e não Poblema ou Pobrema (deixe isso para o Zé Dirceu);
A partir e não À partir;
Para Eu fazer, para Eu comprar, para Eu comer e não para Mim fazer, pra mim comprar ou para mim comer, mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu, ele, nós, vós, eles";
Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (dó, ré, mi, etc.);

Nenhum comentário: