domingo, 3 de janeiro de 2010

Vivendo nas cidades

Na maioria dos países, as cidades são muito mais povoadas do que as áreas de campo. Isso acontece porque as cidades oferecem mais oportunidades de emprego e melhores salários do que as zonas rurais. Vamos conhecer um pouco mais das características urbanas?
________________________________________

Geralmente, o surgimento de uma cidade se dá com a ocupação de lugares até então sem a presença humana. As pessoas instalam-se nesses locais e constroem suas casas. Com o tempo, mais gente vai chegando e, aos poucos, formando uma vila, onde algumas atividades comerciais e profissionais são realizadas. Essas vilas vão se expandindo e se transformam em cidades.
Pode parecer estranho, mas mesmo grandes cidades, como São Paulo, um dia foram uma enorme área verde, cheia de mato, que passou por esse processo de ocupação.
________________________________________

Trabalhos bem diferentes

O trabalho na cidade não depende tanto da natureza como no campo. Profissionais como advogados, médicos e jornalistas podem exercer suas funções com calor, frio, chuva, seca, durante o dia ou à noite. Na zona rural, onde a principal atividade é a agricultura, o clima pode estragar o trabalho de um ano inteiro.
________________________________________

Os tipos de cidade

Em uma cidade são realizadas as mais variadas atividades. Geralmente existem estabelecimentos culturais, comerciais, educacionais, igrejas e locais de lazer. Mas sempre há uma atividade principal que faz a cidade se destacar e se tornar mais conhecida.
Vamos pegar como exemplo São Carlos, no interior de São Paulo. Ela tem muitas universidades de qualidade e por isso atrai estudantes do Brasil inteiro. Com isso surgiram pensões e apartamentos que servem de moradia para os estudantes. Bares e casas noturnas também foram abertos, como opção de lazer. Assim São Carlos tornou-se uma cidade universitária, pois sua economia depende em grande parte da vida estudantil. Conheça outros tipos de cidade.

Cidade comercial

Nesse tipo de cidade há muitos bancos, sedes de empresas nacionais ou multinacionais e estabelecimentos comerciais, que vendem os mais variados produtos. Um bom exemplo é São Paulo, na foto abaixo que concentra a maior parte da movimentação financeira do Brasil, além de muitas indústrias.


Cidade religiosa

É um local de peregrinação, ou seja, muitas pessoas vão até lá por motivos religiosos. Nessas cidades geralmente há uma grande igreja ou outra instituição religiosa. Em Aparecida, no interior paulista, muitos visitantes vão acompanhar as celebrações que se realizam na imensa Igreja de Nossa Senhora Aparecida.


Cidade Industrial

É um município em que se destaca o grande número de indústrias, por isso é chamado de pólo industrial. Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul e Diadema, cidades próximas a São Paulo e conhecidas como "ABCD paulista", são alguns exemplos. Betim (abaixo), em Minas Gerais, é outra cidade industrial.




Cidade Política

Concentra um grande número de instituições políticas é normalmente o local onde são tomadas as decisões importantes para todo o país. Brasília, abaixo, é o exemplo brasileiro. É lá que ficam o presidente da República, os deputados federais, os ministros e os senadores.


Cidade Turística

Nessas cidades as principais atividades econômicas dependem da presença dos turistas. Eles incentivam o surgimento de hotéis, bares, restaurantes, shoppings, lojas e uma série de outras instituições comerciais. O Rio de Janeiro (foto), embora tenha muitas outras atividades, pode ser considerada uma cidade turística, que atrai os visitantes pela beleza de suas praias.


Cidade Militar

Reúne, entre outras coisas, escolas do Exército e quartéis militares, além de residências para seus frequentadores. Resende, (foto), no interior do Rio de Janeiro, é uma dessas cidades: nela fica a Academia Militar das Agulhas Negras.


Cidade portuária

É a cidade onde o porto tem um importante papel econômico. Com ele surgem, entre outros, empresas transportadoras, mecânicos, especialistas em manutenção de navios e carregadores. Santos, são uma dessas cidades. Por elas passa uma boa parte dos produtos que entram e saem do país.


____________________________________________

Estrutura eficiente

Para que uma cidade funcione é preciso que ela tenha uma estrutura de serviços que possa atender à sua população. Quanto mais eficientes eles forem, melhor para seus habitantes.
Transporte público, escolas e habitações de boa qualidade, fornecimento de água limpa, parques para o lazer, além de tratamento de esgoto e número suficiente de hospitais e postos de saúde são as principais necessidades de um município.
A pessoa responsável por administrar toda essa estrutura de serviços é o prefeito. Mas a colaboração da população também é de extrema importância. Afinal, as pessoas devem respeitar e cuidar dos bens públicos, pois eles pertencem a todos.


Asfalto em dia - A pavimentação de ruas faz parte dos serviços de estrutura de uma cidade.

____________________________________________

Tráfego lento

Nem sempre a cidade tem uma estrutura adequada de serviços. Com isso, a população tem de enfrentar algumas situações adversas. São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores cidades do Brasil, são muito grandes e, por esse motivo, difíceis de administrar. Elas não têm um bom sistema de transporte público e, por isso, o trânsito é um de seus mais graves problemas.
Isoo porque, segundo os especialistas, o metrô é a mais eficiente forma de transportar pessoas. Mas as duas cidades ainda não são inteiramente servidas por esse sistema de transporte. Assim, é necessário que os ônibus atendam a todas as áreas onde não há metrô, o que aumenta o volume de trânsito.
Como faltam ônibus e eles são lentos, quem tem possibilidade prefere utilizar seu carro. Com o excesso de veículos os congestionamentos são frequentes.


Trânsito complicado - Este é um problema cada vez maior nas cidades brasileiras.

__________________________________________

Exemplos pelo mundo

As grandes cidades muitas vezes exercem fascínio nas pessoas, especialmente naquelas que moram em lugares menores. Os altos prédios, a vida noturna, a grande quantidade de escolas, universidades e hospitais, os shopping centers e, principalmente, a maior oferta de trabalho atraem muita gente de cidades menores.
No mundo todo existem grandes cidades com ótima estrutura.

Londres - É uma das cidades de melhor sistema de transporte público no mundo.



Em Londres, capital da Inglaterra, e em Paris, capital francesa, o transporte público funciona muito bem. Pode-se chegar de metrô e de trem praticamente a qualquer lugar dessas cidades.
Por outro lado, muitas das grandes cidades tem também mais trânsito, violência, poluição do ar e excesso de população. A Cidade do México, capital mexicana, tem mais de 15 milhões de habitantes, incluindo sua periferia, e é uma das mais poluídas do planeta. Há dias em que a situação fica tão ruim que os carros são proibidos de circular por determinadas áreas. É a única maneira encontrada pelas autoridades para tentar deixar o ar da cidade um pouco mais limpo. Os gases emitidos pelos escapamentos dos automóveis estão entre as principais causas da poluição.

Tóquio - Mais de 26 milhões de pessoas moram na região da capital japonesa.



Tóquio, no Japão, é considerada uma das cidades mais organizadas do planeta em termos de serviços públicos. Mas é um lugar caríssimo para se viver, pois é muito difícil encontrar moradia.

Fontes: Coleção Para Saber Mais Recreio - Ciências Humanas - Geografia



Cursos Online 24 Horas



Cursos On-line com Certificado

-

Cursos 24 Horas


Nenhum comentário: