quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Por dentro do jornal

O jornal é um dos meios de comunicação mais antigos que existem. Até hoje ele é muito utilizado por grande parte das pessoas. Sua função é informar, mas também é capaz de divertir, emocionar e ensinar. Quel tal conhecer sua história e aprender como e por quem é feito?


_________________________________________

Em uma banca, você poderá observar que os jornais são bem diferentes entre si. E poderá perceber que alguns deles tratam de um só tema, como esportes, economia ou política. Isso ocorre para que possam agradar a todos os gostos e informar sobre todos os assuntos. Também existem diferenças em relação ao alcance de cada um deles: há os que circulam por todo o país, por um estado inteiro ou apenas em uma cidade. Alguns são entregues somente em bairros específicos, pois contêm apenas notícias regionais. Existem ainda os jornais produzidos por empresas, que os distribuem a seus funcionários. Muitas escolas também tem seus jornais, feitos pelos próprios alunos. O seu colégio tem um jornal? Se não tiver, que tal propor em sua classe que você e seus amigos façam um?
________________________________________

Informação e opnião

Além de fornecerem notícias e informações atuais, muitos jornais prestam serviços de utilidade pública, ajudando a comunidade a resolver seus problemas. Eles também analisam os acontecimentos do dia-a-dia e emitem opniões.
________________________________________

Trabalho em equipe

Para reproduzir um jornal, por menor que ele seja, é necessário o trabalho de várias pessoas. Cada uma tem um atividade diferente. Os jornais de grande circulação precisam de espaço para a redação, para os laboratórios de revelação de fotos e para o pessoal que cuida da administração, além de lugar para as máquinas em que o jornal é impresso.
Os grandes jornais são produzidos diariamente e tratam das notícias do dia anterior. Assim, um fato importante que esteja acontecendo hoje provavelmente vai sair na edição de amanhã. A finalização de uma edição, chamada de fechamento. é feita à noite. Veja agora os passos para a produção de um jornal diário de grande circulação.

Reunião de pauta


Os editores são responsáveis por escolher os assuntos que serão tratados pelo jornal. Para isso, todos os dias de manhã eles se reúnem e fazem uma pauta, ou seja, um roteiro dos fatos do dia. Assim, o chefe de reportagem, que também participa da reunião, pode escalar o pessoal que vai fazer, por exemplo, a entrevista com um astro do cinema, cobrir o jogo da noite e assim por diante.

Reportagem


O repórter é a pessoas encarregada de fazer uma entrevista ou colher todos os dados de um acontecimento, sendo normalmente acompanhado de um fotógrafo. Antes de ir para a rua, ele recebe as orientações na redação do jornal para saber exatamente o que terá de fazer. Depois de colher as informações, estas são passadas a um redator.

Redação e diagramação


Os redatores escrevem as notícias depois de receberem todas as informações relacionadas a um assunto. Já os diagramadores montam as páginas, distribuindo as notícias e as fotos no espaço disponível. Eles também sabem o tipo e o tamanho de letra que devem ser usados.

Impressão



Um jornal geralmente é dividido em cadernos ou seções. Cada um deles trata de um tema diferente (políticas, atualidades, esportes, etc.). À medida que cada caderno vai ficando pronto, um modelo dele é mandado para uma máquina especial, chamada de rotativa. Ela é uma espécie de impressora de computador em tamanho gigante, que reproduz milhares de cópias.

Distribuição


Depois que todos os cadernos são montados, eles são levados em caminhões, de madrugada, para as bancas de jornal. Cada caminhão tem um roteiro definido, sendo que alguns vão para outras cidades. Os exemplares dos assinantes chegam em peruas ou são entregues por motoqueiros. Os que vão para outros estados são levados de avião.
________________________________________

Pauta, edição e revisão

O pauteiro colhe todas as informações iniciais de cada matéria e as fornece, em um papel chamado de pauta, ao repórter, antes de este ir para a rua. Quer um exemplo? Imagine que uma estrela do cinema vem ao Brasil dar uma entrevista sobre seu novo filme. O pauteiro precisa saber do que trata a história, se ganhou prêmios, em quais filmes a atriz já atuou e onde será a entrevista.
Os editores, além de decidirem os assuntos que serão abordados no jornal, escrevem matérias e leem o que os redatores escreveram. Se for preciso, eles fazem mudanças no texto.
Uma matéria só é finalizada depois de passar pelo revisor. Ele verifica se há erros de digitação e aponta as correções necessárias.





Dia-a-dia agitado - Os profissionais de um jornal correm para fechar a edição diária em tempo.
________________________________________

Manchetes, editoriais e artigos

"Brasil ganha a Copa do Mundo com um gol final", "Inflação de agosto é a menor de toda a história". Essas chamadas na capa ou no alto das páginas dos jornais levam o nome de manchetes e servem para atrair a atenção do leitor para uma notícia.
O editorial é um texto em que os donos ou diretores do jornal expressam sua opnião. É por meio dele que se pode saber, por exemplo, se um jornal é contra ou a favor das medidas políticas de um presidente ou de um governador.
Já os artigos são textos escritos por jornalistas ou por personalidades que se destacam em alguma área profissional. Eles tem um espaço, chamado de coluna, em que opinam sobre os mais variados assuntos, diária ou semanalmente.



Títulos especiais - Manchetes bem elaboradas despertam o interesse do leitor.
________________________________________
Dos escritos em muros aos computadores

Os textos informativos existem há muitos séculos: o que mudou foi a forma de divulgá-los. Na Roma Antiga, escritos em muros anunciavam espetáculos, objetos à venda ou perdidos. Também havia os discursos em praça pública, nos quais uma pessoa narrava os acontecimentos diários para a população.
No século XV o alemão Johannes Gutenberg inventou a prensa, uma máquina que permitiu a gravação de textos em páginas. Seu método consistia em juntar letras em moldes metálicos, chamadas de tipos, para formar palavras. Os tipos eram então molhados com tinta e pressionados sobre uma folha de papel, formando uma página impressa.
Ao longo do tempo, esse processo foi sendo modernizado e possibilitou o aparecimento de pequenas publicações informativas, parecidas com jornais. A primeira de que se tem notícia surgiu na Áustria, em 1853.
No Brasil, o primeiro jornal foi lançado em 1808 e se chamava A Gazeta do Rio de Janeiro.
Depois disso, mais jornais apareceram, assim como novas técnicas de impressão e mesmo de escrita. Uma delas foi a máquina de escrever, popularizada a partir de 1873.





Grandes mudanças - Há poucos anos, os jornalistas utilizavam máquinas de escrever. Hoje, usam computadores.



Na década de 1990, os computadores invadiram as redações dos jornais, facilitando imensamente o trabalho dos jornalistas, pois os recursos disponíveis nos programas garantem maior rapidez. Por isso, eles são equipamentos obrigatórios não só para os redatores e diagramadores, mas também na hora de imprimir o jornal.



Prensa revolucionária - Esta é a máquina inventada por Gutenberg no século XV.










Fonte: Coleção - Para Saber Mais Recreio - Comunicação e Expressão - Jornal

Nenhum comentário: