domingo, 3 de janeiro de 2010

As montanhas

A terra não é lisa, é um planeta irregular, que tem a superfície repleta de montanhas. Elas surgiram há bilhões ou milhões de anos. Vale a pena aprender um pouco mais sobre sua origem e conhecer algumas das principais montanhas do mundo.
_____________________________________________________

Quando alguém sobe uma montanha, percebe que o clima muda bastante: o frio vai aumentando à medida que a pessoa se aproxima da parte mais alta, chamada pico. Isso acontece porque o calor do sol que chega à Terra concentra-se quase totalmente nas regiões próximas à superfície. O pouco de calor que se espalha para cima não é suficiente para aquecer os lugares mais altos, que muitas vezes ficam cobertos de neve, mesmo em regiões onde o clima é naturalmente mais quente.
_____________________________________________________

Pequenos montes

As montanhas brasileiras não são muito elevadas em relação a outras do mundo porque sua formação é mais antiga.
Segundo os geólogos, que estudam a formação do planeta, as montanhas se desgastam com o passar do tempo e vão ficando mais baixas. Mas esse processo leva milhões de anos.
_____________________________________________________

Montanhas pelo planeta

As montanhas são elevações naturais da superfície terrestre. Elas se formaram por causa da intensa atividade que existe no interior da Terra, já que o planeta é composto de várias camadas.
A camada mais externa é a crosta terrestre. Todo o material que a compõe é chamado de rocha. Muitas partes da crosta, porém, se quebraram e estão soltas. Elas recebem o nome de placas tectônicas.
Embaixo da crosta terrestre a temperatura é tão alta que não existe nada sólido. Para ter idéis, imagine um mingau pastoso fervendo e borbulhando na panela o tempo inteiro. Essa intensa atividade faz as placas tectônicas se movimentarem e até se chocarem, produzindo enrugamentos na superfície da Terra. Por levar milhões de anos, não é algo visível.
_____________________________________________________

Camadas da Terra

A crosta terrestre é a primeira camada que compõe o planeta. Ela tem cerca de 60 quilômetros de profundidade e é bastante sólida. Embaixo dela localiza-se o manto, formado por um material viscoso, chamado magma. Mais abaixo estão os núcleos externos e interno.


_____________________________________________________

Formação das montanhas

Quando há um choque entre duas placas tectônicas nas regiões dos oceanos, acontece uma abertura para baixo do interior da Terra, que é chamada de fossa oceânica. Se o choque ocorre em área continental, a crosta é forçada para cima, o que provoca elevações da superfície.


_____________________________________________________

Algumas da maiores montanhas do mundo

Cordilheira dos Andes




É uma cadeia de motanhas com quase 9 mil quilômetros de extensão. Cruza a parte oeste da América do Sul desde da Argentina. Suas maiores montanhas alcançam quase 7 mil metros de altitude.

Alpes



Com aproximadamente 1.200 quilômetros de extensão, é a maior cadeia de montanhas da Europa. Seu pico mais alto é o Monte Branco, na França, com aproximadamente 4.800 metros de altitude. Suas estações de esqui estaõ entre as mais procuradas do mundo por turistas.

Everest



Chamado de "teto do mundo", é a maior montanha do planeta, com 8.848 metros de altitude. O Everest faz parte da Cordilheira do Himalaia e está localizada na fronteira entre o Tibete e o Nepal, na Ásia.

Montanha Rochosas





Com quase 5 mil quilômetros de extensão, as Rochosas são um conjunto de montanhas que cruza quase toda a parte oeste do Estados Unidos e do Canadá. Embora os montes da região não sejam muito altos, chegando a pouco mais de 4 mil metros, a neve é constante em muitos deles devido ao clima frio.

Kilimanjaro



Localiza-se na Tanzânia, perto da fronteira do Quênia, na África. O Kilimanjaro é um conjunto de três montanhas vulcânicas. Mesmo situado em uma das regiões mais quentes do mundo, seus picos vivem cobertos de neve, devido à grande altitude. A maior montanha, chamada Kibo, alcança quase 5.900 metros de altura.

Pico da Neblina



É a mais alta montanha do Brasil, com 3.014 metros. Localiza-se no estado do Amazonas, perto da fronteira com a Venezuela. Seu nome se deve ao fato de seus pico estar frequentemente coberto de nuvens.
_____________________________________________

Montes de lavas

As montanhas vulcânicas são elevações formadas pelo acúmulo das lavas, que é o material vindo do interior do planeta. Ele é expelido por aberturas da crosta terrestre, chamadas de vulcões. Depois de lançadas para fora, as lavas se acumulam ao redor do vulcão e endurecem. O Monte Fuji, no Japão, e o Etna, na Itália, são dois exemplos desse tipo de elevação, formada depois de inúmeras erupções.
O Etna, localizado na ilha da Sicília, ainda está ativo. Segundo os geólogos, ele entrou em erupção pela primeira vez há cerca de 2,5 milhões de anos. Ao longo do tempo, isso se repetiu por tantas vezes que a base da montanha ocupa cerca de 150 quilômetros e sua altura ultrapassa os 3.200 metros.


Montanha Vulcânica - O Monte Fuji, no Japão, tem mais de 3 mil metros de altura.
__________________________________________

Ocupação das regiões mais altas

Muitas vezes, as grandes altitudes não impedem a ocupação humana, nem as atividades econômicas. As cidades de Cuzco, no Peru, e La Paz, na Bolívia, ficam em regiões montanhosas a mais de 3 mil metros de altitude. Em La Paz, indústrias funcionam normalmente. Quem mora em locais mais próximos do nível do mar e visita essas cidades sente, nos primeiros dias, efeitos dessa diferença de altitude. Ela provoca falta de ar e enjôos. Nas Montanhas Rochosas, na costa oeste dos Estados Unidos, há uma grande exploração de minérios, que são utilizados por indústrias. Do lado oposto, na costa leste, é retirado carvão dos Montes Apalaches. A partir da década de 1970, descobriu-se que a Serra dos Carajás, no Norte do Brasil, era rica em minério de ferro, o que deu início a sua exploração.


Atividade econômica - A Serra dos Carajás se tornou um dos grandes centros de extração de minério de ferro.
__________________________________________

Desafiando os perigos das montanhas

Existem pessoas que passam boa parte de suas vidas tentando chegar ao topo das montanhas. São os praticantes de alpinismo, um esporte que envolve muitos riscos. Muitos alpinistas tentam alcançar os pontos mais altos do mundo pela sensação de aventura e pelo prazer de chegar a lugares quase inexplorados. Além do frio intenso e da neve, eles se deparam com pedras, rochedos, penhascos e escorregadios. Qualquer passo em falso pode provocar quedas, resultando em graves ferimentos ou mesmo em morte. Também existe o perigo das alavancas, em que bolas de neve ou pedras despencam das montanhas, levando tudo o que houver no caminho. Tempestades de neve também são frequentes e costumam desafiar os aventureiros.
Os alpinistas sabem que nunca devem tentar fazer uma escalada sozinhos, já que, no caso de algum acidente, não há quem recorrer. Além disso, durante a subida uma pessoa pode ajudar a outra. Em suas aventuras, os alpinistas devem levar cordas, sapatos especiais e roupas quentes. Quando desafiam as montanhas mais altas, eles precisam de comidas especiais e barracas, pois essas escaladas podem durar vários dias.

Perigo e aventura - Os alpinistas precisam ter muito cuidado e coragem para escalar as montanhas.


Outro esporte muito comum nas montanhas é o esqui. Ele só pode ser praticado em montes onde há bastante neve, situados nas regiões de clima frio.l Há diversas modalidades na prática do esqui, entre elas a descida em velocidade e a realização de manobras bastante difíceis, como piruetas.


Montanha abaixo - A Serra dos Carajás se tornou um dos grandes centros de extração de minério de ferro.

Fonte: Coleção Para Saber Mais - Ciências Humanas - Geografia




Cursos Online 24 Horas



Cursos On-line com Certificado

-

Cursos 24 Horas


Nenhum comentário: