sábado, 26 de dezembro de 2009

Curiosidades

De onde surgem as verrugas?

As verrugas são reações da pele ao ataque de vírus. Eles podem ser transmitidos quando há contato com o sangue de uma verruga que foi machucada.

Por que trememos quando estamos com frio?

O frio faz com que os vasos sanguíneos que existem na pele encolham, diminuindo a passagem do sangue que leva oxigênio para as células. Quando o corpo percebe esse fenômeno, provoca uma tremedeira para manter a sua temperatura.

Como a largatixa se alimenta?

A largatixa é uma grande caçadora de insetos e até de pequenos escorpiões. Mas também come frutas e algumas espécies chegam a lamber o néctar das flores.

Quando foi realizado o primeiro jogo de basquete no Brasil?

A primeira equipe foi formada em 1896, por alunos do Mackenzie College, em São Paulo. Mas os primeiros torneios aconteceram em 1912, em um ginásio no Rio de Janeiro. O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a conhecer esse esporte.

Quando foi inventada a lista telefônica no Brasil?

A primeira lista telefônica foi publicada em 1878, nos Estados Unidos. Ela trazia o nome de 50 pessoas, mas sem o número do telefone delas. É que, naquela época todas as ligações eram feitas por telefonistas. No Brasil, a lista foi lançada em 1881, no Rio de Janeiro. Ela foi feita por uma empresa chamada Telephone Company of Brasil e registrava apenas 80 assinantes.

Você sabia que...

→ O crocodilo só consegue correr em linha reta? Se você quiser fugir de um bicho desses, basta fazer um ziguezague.

→ O primeiro semáforo do mundo foi instalado na cidade de Boston, nos Estados Unidos, em 1840?

→ A maior mariposa encontrada até hoje é chamada Imperador? Ela mede 30 cm e vive na Amazônia.

Qual a diferença entre o coelho e a lebre?

Eles são animais de espécies diferentes. A lebre é maior e mais rápida. Além disso, é um animal selvagem e não faz toca. O coelho, ao contrário, pode ser domesticado e constrói tocas para ter seus filhotes.

Quem criou o videogame e qual o primeiro jogo inventado?

O inventor foi Nolan Bushnell, que lançou o videogame Pong em 1972. O primeiro jogo tinha o mesmo nome e era uma espécie de pingue-pongue eletrônico: os jogadores rebatiam um ponto de luz movimentando tracinhos nas laterais da tela.

Por que a concha do caramujo é dura?

O caramujo tem o corpo mole, que é coberto por uma concha que chamamos de caracol e é feita pelo próprio bicho. Ela precisa ser bem dura e resistente, pois serve para proteger o bicho das alterações de umidade e de calor do ambiente e de ataques de predadores.

Por que o milho tem cabelo?

O cabelo da espiga de milho é muito importante para a formação do grão de milho. Ele captura o pólen, que é lançado no ar pelo próprio pé de milho. Depois, esse grão se junta com um óvulo dentro da planta, dando origem ao grão de milho. Numa espiga madura há cerca de 600 a 800 grãos.

Como é feito o espelho?

Para fazer um espelho, coloca-se uma camada de alumínio sobre um vidro e uma proteção especial para o metal não descansar. Os antigos egípcios, que já usavam espelhos, faziam de bronze polido. Mas eles não formavam imagens claras. Espelhos de vidro só começaram a ser produzidos em torno de 1300.

Você sabia que...

→ O bambu não é uma árvore? Apesar de grande e robusto, ele é um tipo de grama e também uma das plantas de crescimento mais rápido que existem.

→ Quando os russos atendem ao telefone, costumam dizer: "Estou ouvindo"?

→ Se você fizer a conta 111,111 x 111,111 terá como resultado a sequencia 12345654321?

→ Os primeiros astronautas americanos foram dois macacos, chamados Able e Miss Baker? Eles foram enviados para o espaço em 1959 para provar que seres vivos poderiam sobreviver a uma viagem espacial.

→ Quando nascem, os filhotes de gambá medem apenas 1 cm e ficam na bolsa da mãe por 70 dias, até se desenvolverem?

Quem inventou o saxofone?

O saxofone foi inventado pelo belga Adolphe Sax, que foi também o primeiro a tocá-lo. O primeiro saxofone desenvolvido por ele foi o baixo, em 1840. Hoje, a família de saxofone é composta por seis tipos de instrumentos. Do mais grave para o mais agudo: baixo, barítono, tenor, alto, soprano e sopranino.

Por que o touro fica furioso quando vê a cor vermelha?

Os bovinos só enxergam o branco, o cinza e o preto. Assim, o touro nem sabe se o pano é vermelho ou de outra cor. Acontece que os animais que participam das touradas são de uma espécie agressiva e, desde pequenos, são treinados para atacar qualquer pano agitado na sua frente.

Qual o maior placar de uma partida de futebol já registrado?

O maior placar teve 36 gols. O jogo foi na Copa da Escócia, entre os times do Arbroath e do Bom Accord, em 1885. O Arbroath venceu por 36 a 0.

As tartarugas sentem frio?

A temperatura do corpo das tartarugas varia de acordo com o ambiente, por isso elas não sentem frio como a gente. Mas, quando esfria muito, seu organismo percebe e passa a funcionar bem devagar. Para se manter viva ela precisa se aquecer no sol.

Você sabia que...

→ Plantas como crisântemo, gérberae jibóia são ótimas pra eliminar a poluição dos ambientes? Elas diminuem o efeito da fumaça de cigarros e de gases tóxicos de tintas, produtos de limpeza e gasolina.

Em que ano foi inventada a televisão?

A primeira televisão, que era em preto-e-branco, apareceu em 1925. Mas desde 1880 os pesquisadores desenvolviam experiências para tornar esse invento possível. O russo Vladimir Zworkin é considerado um dos principais inventores da televisão. Já a TV colorida foi criada em 1949, pelo também russo David Sarnoff.

Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

O globo ocular dos felinos (gatos, tigres, onças, etc.) e dos ruminantes ( boi, carneiro e cabra) possui cristais que refletem a luz. Por isso, quando esses animais estão no escuro, de frente para alguma fonte de luz, os olhos parecem estar acesos.

Como se chamava a primeira revista e quem a inventou?

A primeira revista se chamava A Weekly Review of the Affairs of France e falava de política e negócios. Foi lançada na França, em 1704, pelo escritor Daniel Defoe, o autor de Robison Crusoé. No Brasil, a primeira revista foi As Variedades ou Ensaios de Literatura, criada em 1812 pelo português Manoel Antonio da Silva Serva.

Qual a diferença entre um leite integral, semidesnatado e desnatado?

A diferença é a quantidade de gordura de cada um. Nas indústrias, parte da gordura que existe naturalmente no leite é retirada. O integral deve ter no mínimo 3% de gordura. No semidesnatado, a porcentagem varia de 0,6 a 2,9. Já o desnatado tem de ter menos de 0,5% de gordura na sua composição.

Que país ganhou a primeira medalha nas olimpíadas modernas?

A primeira Olímpiada da Era Moderna aconteceu em Atenas, em 1896. A primeira medalha foi conquistada pelo carteiro grego Spyridon Louis, que venceu a maratona. Naquela época, os campeões recebiam medalhas de prata e uma coroa com ramos de oliveira.

Você sabia que...

→ O nome completo de D.Pedro I era: Pedro de Alcântra Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon?

→ A preguiça-de-três-dedos é o mamífero mais lento que existe? Ela percorre cerca de 2 metros e meio por minuto. Nesa velocidade, levaria mais de 3 dias para atravessar a Ponte Rio-Niterói.

Qual a diferença entre a água contaminada e a água poluída?

Água contaminada é aquela que tem bactérias e componentes que podem causar infecções e doenças, como a cólera. Já na água poluída existe sujeira, mas não há necessariamente agente que causam doenças.

Como as focas conseguem viver na água gelada?

Os filhotes de foca têm muitos pêlos (que são brancos para que fiquem escondidos dos predadores no meio da neve). Além disso, o leite da mamãe foca é bem gorduroso e faz com que os filhotes ganhem uma camada de gordura que os protege do frio. As focas adultas tem pêlos escuros e grossos e mantem a camada de gordura comendo muito peixe todos os dias.

Quando foi inventado o batom?

A história do batom é bem antiga e começou no Egito. A estátua de uma rainha chamada Nefertite mostra que as egípcias já pintavam os lábios. Antigamente, o batom era feito com substâncias naturais. As moças da Gréca, por exemplo, usavam uma raiz vermelha misturada com mel. O batom mais parecido com o de hoje surgiu no século XIII e era uma massa composta de talco, óleo de amêndoas e outros materiais.

Por que os pernilongos gostam do sangue das pessoas?

As fêmeas de pernilongo precisam dos nutrientes que existem no sangue para que seus ovos possam se desenvolver sem problemas. Já os machos se alimentam apenas de frutos.

Como acontecem os eclipses lunar e solar?

De tempos em tempos a Terra, o Sol e a Lua ficam alinhados. O eclipse acontece quando a Lua fica entre o Sol e a Terra. Se ela cobre parte do Sol, o eclipse é parcial. Se cobre todo o Sol, dizemos que o eclipse é total. Outras vezes, é a Lua que fica escondida sob a sombra da Terra. Daí ocorre o eclipse lunar. Todo ano acontecem eclipses, mas não são visíveis em toda a Terra.

Você sabia que...

→ O peixe-boi da Amazônia é um mamífero que vive até 50 anos? Ele pode pesar 600 quilos e chega a 3 metros de comprimento.

→ Não-me-toque é o nome de uma cidade do Rio Grande do Sul?

O cacto é a única planta do deserto? Quanto tempo ele sobrevive sem água?

Cacto é o nome que damos a qualquer planta da família das Cactáceas. Mas existem outras plantas, da família das Xenófilas, que também são adaptadas a ambientes secos. Há vários tipos de cactos, como o mandacaru e o xiquexique. Dependendo da espécie, ele pode sobreviver sem receber água por tempo indeterminado, vivendo apenas com a umidade que consegue captar à noite.

Qual o tamanho da língua da girafa e com quantos metros nasce uma girafinha?

O tamanho da língua da girafa pode variar de 20 a 25 cm, dependendo da idade do bicho. Ela é ágil, áspera e grossa. Uma girafa-bebê pode ter até 2 metros de altura. Quando nasce, ela cai de uma altura de cerca de 1,70 metro. Que tombo não??

Por que, às vezes, os pés formigam?

Boa parte do nosso sangue se concentra nas nossas pernas. Se as prendemos ou usamos muito, o sangue pode ter dificuldade para circular e, então, sentimos aquele "formigamento". Mas é só soltar a perna, caso esteja presa, ou ficar um pouco parado, que logo a circulação volta ao normal.

Por que o sol é mais forte no litoral do que no interior?

Os raios solares chegam com a mesma força em toda parte. O que muda é a sensação ambiental, que varia de acordo com os ventos, a umidade, a nebulosidade e outras condições de cada região. Tudo isso pode dar a impressão de que o sol é mais forte em um lugar do que em outro.

Quem inventou o pão?

O pão é um dos alimentos mais antigos que existem. Há registro de que já era conhecido desde a Pré-História. Só que, naquela época, era uma mistura amarga de farinha de cereais, água e sal. Os egípcios descobriram o fermento e o acrescentaram à sua receita. Já as primeiras padarias surgiram na Antiga Grécia. No Brasil, elas começaram a aparecer em 1920.

Você sabia que...

→ Que o som viaja cinco vezes mais rápido na água do que no ar?

→ A tamareira, uma árvore típica do deserto africano, demora de 150 a 200 anos para dar o primeiro fruto?

→ Os árabes escrevem e também leem da direita para a esquerda?

→ O cão mais pesado e alto que existe é da raça Mastiff Inglês, nasceu em Londres e chama-se Zorba? Ele tem 94 cm de altura e pesa 155,88 quilos.

→ Existem mais de 450 satélites artificiais no espaço? Eles enviam informações sobre o clima e a superfície do planeta (como o nível de poluição do ar e do mar), orientam navios e aviões e transmitem sinais de televisão, telefone e rádio.

Um bebê tem mais ou menos ossos que um adulto por quê?

O bebê tem 300 ossos, alguns deles unidos por cartilagens. Já em um adulto esse número diminui para 206, pois alguns dos primeiros ossos se unem formando outros mais fortes. O osso do quadril de um adulto, por exemplo, é a união de três outros: o ílio, o ísquio e o pube.

Por que os peixes não piscam os olhos?

Porque eles não tem pálpebras. Os animais piscam os olhos para lubrificar o globo ocular. Os peixes, como moram na água, tem os olhos sempre muito bem lubrificados.

Por que um objeto dentro da água parece maior?

Para enxergarmos qualquer coisa, é preciso que a luz chegue aos nossos olhos. Imagine uma caneta dentro de um copo com água. Podemos ver a parte que está de fora sem nenhum obstáculo. Mas quando a luz atravessa a superfície da água, ela sofre um pequeno desvio, alterando a imagem que vemos. Por isso temos a ilusão de que a parte da caneta que está dentro d'água é maior.

Por que os dentes de leite caem?

Os dentes de leite caem para dar lugar aos dentes permanentes. Na primeira dentição, temos apenas 20 dentes de leite. Eles não são tão resistentes quanto os 32 dentes permanentes que nascem com a segunda dentição.

Por que existem várias cores de terra?

A cor da terra depende da substância química que existe na sua formação. A terra vermelha, por exemplo, tem óxido de ferro. Já o óxido de cobre dá cor azul à terra e o feldspato, a cor cinza.

Você sabia que...

→ O rei Luís XIV, da França, comia em uma refeição quatro pratos de sopa, dois faisões, salada, carne de cabrito e um ovo cozido? Depois, descobriu-se que seu estômago tinha duas vezes o tamanho de um estômago normal.

→ Um bebê baleia chega a mamar 500 litros de leite por dia?

→ Que existem 875 milhões de porcos no mundo e apenas 1000 pandas?

→ Que a população da Etiópia é aproximadamente 8 vezes maior que a da Suiça?

O que é um buraco negro?

As estrelas muito grandes podem explodir. O material do núcleo da estrela, que sobra da explosão, é conhecido como buraco negro. Ele tem bastante força, suga tudo que encontra no seu caminho e é capaz de capturar até a luz.

Em que país nasceu o voleibol?

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, em 1895, pelo americano William Morgan, diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM), de Massachusetts. No começo o esporte foi chamado de mintonette. Na América do Sul, o primeiro país a conhecer o vôlei foi o Peru, em 1910.

Por que as pessoas tem chulé?

No ambiente úmido e quente surgem bactérias e fungos que causam cheiro ruim. Isso acontece, por exemplo, com os nossos pés, principalmente quando tomamos banho, não os enxugamos bem e colocamos um tênis. O problema pode aparecer também em pessoas que transpiram muito.

Por que nossa barriga ronca se estamos com fome?

Para percorrer o caminho da boca até o estômago o alimento é "empurrado" pelo esôfago, que se movimenta independentemente da nossa vontade. Se nossa barriga está vazia ou quase vazia, esses movimentos do esôfago produzem um som parecido com um ronco.

Qual o homem mais alto do mundo?

O ucraniano Leonid Standnik entrou para o livro dos recordes como o homem mais alto do mundo. O ucraniano bateu o recorde que anteriormente era do chinês Bao Xishun. No alto de seus 2 metros e 57 centímetros de altura Leonid precisa olhar bem para baixo para poder enxergar sua mãe de apenas 1,52cm. Ao contrário do que pode-se pensar, Leonid não era uma criança grande, ele começou a crescer rapidamente aos 14 anos após se submeter a uma cirurgia

Você sabia que...

→ A única bandeira que tem uma cor é a da República da Líbia? Ela é toda verde.

→ Uma galinha pode botar cerca de 250 ovos por ano?

→ O calçado mais antigo que se conhece é uma sandália egípcia, feita com folhas de papiro?

→ Os gorilas passam cerca de 10 horas por dia dormindo ou descansando?

Por que balançamos os braços quando andamos?

Movemos os braços para manter o equilíbrio do corpo enquanto andamos ou corremos. Esse tipo de movimento também estimula os batimentos cardíacos e favorece a respiração. Por isso é tão bom caminhar.

Quem inventou o lápis?

Em 1565, um físico suiço chamado Konrad von Gesner fez um objeto para escrever bem parecido com o lápis atual. Eram duas tabuinhas recheadas com uma fatia de grafite. Em 1761, o alemão Haspar Faber fez os lápis cilíndricos, iguais aos de hoje. O lápis de cor surgiu em 1850, depois da invenção das anilinas, que são responsáveis pela cor.

Como saber se a tartaruga é macho ou fêmea?

Só é possível isso quando o bicho já é adulto e mede cerca de 8 cm. A fêmea é maior e tem uma abertura grande na parte debaixo do casco, que é por onde saem os ovos. Os machos tem a cauda mais comprida e mais grossa, garras grandes nas patas dianteiras e a parte inferior da sua carapaça é reta, enquanto a da fêmea é côncava.

Por que não sentimos o gosto da comida quando estamos resfriados?

O nosso olfato e paladar trabalham juntos para que possamos sentir o sabor dos alimentos. Quando mastigamos a comida, o gosto de certas partes do alimento são reconhecidas pelo olfato. Se estamos resfriados, geralmente o nariz fica entupido e só percebemos parte do sabor.

Se colocamos o dedo em uma planta carnívora ela se fecha para digeri-lo?

Se tocamos numa planta carnívora ela se fecha, como faria se um inseto pousasse ali. Mas ela não é capaz de comer o dedo de ninguém e está apenas reagindo ao estimulo. As plantas carnívoras preferem insetos e rarissimas espécies podem se alimentar de pequenos sapos ou roedores.

Você sabia que...

→ O pêlo da preguiça nasce a partir da barriga para a água escorrer facilmente quando ela está pendurada?

→ O gato dorme 15 horas por dia e o elefante só 4?

→ Em Júpiter existem 16 luas? Uma delas chama-se lo, onde há vulcões ativos.

→ Alguns mamíferos põem ovos, assim como répteis e pássaros? Um exemplo é a équidna, um animal típico da Austrália?

→ Todo dia cerca de 1,2 bilhão de cartas são enviadas pelo corrreio em todo o mundo?




Cursos Online com Certificado



Cursos Online



3 comentários:

Anônimo disse...

adorei suas curiosidades show de bola está seu blog...e já abandonei o meu nem cuido direito...

Simplesmente uma vida feliz disse...

a esse comentario ai e meu tá...Ingrid.....kkkk..bjs

Unknown disse...

qe bom qe gostou
vou continuar postando mais coisas ^^

seu blog tbm ta legal
bjin